segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Nuno Artur Silva apresenta «Bem Dita Crise!», novo livro de António Jorge Gonçalves


LANÇAMENTO

com apresentação de
NUNO ARTUR SILVA
11 Outubro de 2012, quinta-feira, às 18:30

FNAC CHIADO - LISBOA


Quando, em 2003, António Jorge Gonçalves foi desafiado pela equipa do INIMIGO PÚBLICO para integrar o projecto que então nascia, ficou perplexo: pouco no seu percurso como desenhador de ficção o tinha preparado para ser mais um treinador de bancada da imprensa portuguesa.
Num estilo cru, simples e elegante, os cartoons que tem desenhado semanalmente durante os últimos 9 anos versam temas nacionais e internacionais, da política institucional ao comentário de género, e constituem um mosaico do mundo tal como nos é servido pelos media à mesa das nossas consciências.
Alguns destes cartoons foram publicados na revista COURRIER INTERNACIONAL, jornal LE MONDE, e em colectâneas nacionais e internacionais, tendo integrado exposições e festivais em todo o mundo. Foram também premiados diversas vezes no WORLD PRESS CARTOON. Neste livro, que tem como pano de fundo a crise que atravessamos, os desenhos são complementados por notas do autor sobre a natureza do desenho de imprensa, a proveniência das ideias, ou os excessos da realidade.

António Jorge Gonçalves nasceu e vive em Lisboa. O seu trabalho estende-se pela banda desenhada, o cartoon editorial, o teatro e as suas performances de desenho digital ao vivo. Na banda desenhada destacam-se a premiada série FILIPE SEEMS (com Nuno Artur Silva) – cujo album ANA é apontado como um ponto de viragem na bd nacional – e as inovadoras novelas gráficas A ARTE SUPREMA e REI (com Rui Zink).Teve histórias expostas e publicadas em Portugal, Austrália, Coreia do Sul, Espanha, França e Itália.
Criou cenografia para várias peças de teatro, entre as quais O QUE DIZ MOLERO e ARTE (encenações de António Feio), O DONO DO NADA (de Amélia Muge), COMO FAZER COISAS COM PALAVRAS (com Ricardo Araújo Pereira) ou a ópera ANTÍGONO (encenação de Carlos Pimenta). Nos últimos anos, encontrou no Desenho Digital uma maneira de dar aos seus traços um carácter performativo. Integrou vários espectáculos em Portugal, França, Alemanha, Japão e EUA com músicos, actores e bailarinos, entre os quais, Bulllet, Kalaf, Amélia Bentes, Amélia Muge, Micro Audio Waves, Gino Robair, Gustavo Matamoros, Ellen Fullman, Mário Laginha ou Bernardo Sassetti.



[ clicar na imagem para ver booktrailer ]

Bem Dita Crise!
António Jorge Gonçalves


ISBN: 978-989-8618-01-6
Edição: Setembro 2012

Preço: 16,98 euros | PVP: 18 euros
Formato: 21×17 cm (encadernado) Número de páginas: 128 (4 cores)

 
«o pior dos nossos defeitos é a incapacidade de 
rirmos de nós próprios»

Sem comentários:

Enviar um comentário