segunda-feira, 26 de novembro de 2012

«A Última Imagem – Fotografia de uma ficção», de Margarida Medeiros

A Última Imagem – Fotografia de uma ficção
Margarida Medeiros


ISBN: 978-989-8618-10-8

Edição: Outubro 2012

Preço: 12,26 euros | PVP: 13 euros

Formato: 14,5x20,5 cm (brochado, com badanas)
Número de páginas: 136 (com reproduções)


[ Em colaboração com o CECL ]

A Última Imagem – Fotografia de uma ficção
conta a história de uma ficção «científica» e popular em torno das possibilidades de o olho humano se transformar numa verdadeira máquina fotográfica, registando a última imagem vislumbrada antes da sua morte. Uma história através da qual se podem observar os laços e entrelaços que ligam as fantasias sobre automatismos corporais com o desenvolvimento das ciências da visão no século XIX. Percorrendo fontes da época, entre as quais a literatura, o livro segue os diferentes caminhos onde chegam semelhantes fantasias despoletadas pela recente invenção da fotografia.

Margarida Medeiros é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Coimbra e Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Desde 1990 que publica em jornais, revistas e catálogos na área da história e da crítica de fotografia; entre os publicados contam-se Fotografia e Narcisismo – O auto-retrato contemporâneo (Lisboa, Assírio & Alvim, 2000) e em 2010 Fotografia e Verdade – Uma história de fantasmas, pela mesma editora. Em 2008 editou o n.º 39 da Revista de Comunicação e Linguagens sob o tema «Fotografia(s)». Actualmente lecciona no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa na área de Cultura Visual e Fotografia.


Este livro foi apoiado pelo pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (Universidade Nova de Lisboa) e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário