segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

«Estro in Watts - Poesia da idade do rock», de João de Menezes-Ferreira


Estro in Watts – Poesia da idade do rock 
(1955-1980)
edição bilingue
Antologia, tradução, introdução e notas de
João de Menezes-Ferreira


ISBN: 978-989-8618-04-7

Preço: 35,85 euros | PVP: 38 euros

Formato: 17×24 cm (brochado, com badanas)
Número de páginas: 816


[ Em colaboração com a Fundação EDP ]

«A grande poesia da nossa época é o rock. As palavras são tão importantes como o ritmo. Nunca se assistiu a um tal renascimento poético desde Homero. É o regresso dos bardos de antes da escrita, da época oral. É o reencontro planetário. Canta-se rock na China, na U.R.S.S., em todos os países do mundo. O rock é a língua universal. A língua do gesto e do grito. A língua da comunicação e da participação. É uma revolução fantástica.»

Marshall McLuhan


Num percurso de 563 poesias musicadas de 170 autores, desde «Blue suede shoes» de Carl Perkins (1955) até «O superman» de Laurie Anderson (1980), esta é a crónica lírica da vida de várias gerações adolescentes num momento histórico muito preciso: o da conquista da sua autodeterminação, em marcha errante, multímoda, eléctrica, ou como sintetizou Caetano Veloso em 1966 (Alegria, alegria) «sem lenço, sem documento, eu vou». E sem recuo.

JOÃO DE MENEZES-FERREIRA. No curto período em que fez crítica de música foi autor do programa radiofónico na RDP FMEstéreo «A Idade do Rock» (1977-1980), para o qual reuniu materiais que fazem grande parte desta antologia. Tem formação jurídica (Lisboa) e post-graduação em Altos Estudos Europeus (Bruges). Entre outras actividades, foi advogado, deputado, diplomata, empresário, fundador e dirigente de uma cooperativa de animação cultural e de ONGs e professor universitário.

Sem comentários:

Enviar um comentário