terça-feira, 21 de maio de 2013

Ray Manzarek e a «Caravana Doors»



Ray Manzarek 
[Chicago, 12 de Fevereiro de 1939 - Rosenheim, 20 de Maio de 2013] 

Ray Manzarek, o teclista e fundador dos Doors, deixou-nos ontem. Em jeito de homenagem, trazemos aqui ao blogue a notícia que recebemos há dias das recentes palestras de Rui Pedro Silva, seu amigo pessoal e autor do livro Caravana Doors - Uma viagem luso-americana, na Universidade de Berckeley e na UCLA dos estudantes de cinema Manzarek e Morrison. 


«Depois de uma longa viagem de Portugal a São Francisco, a Caravana Doors chegou finalmente à Universidade da Califórnia. A lendária UC Berkeley foi a primeira paragem para cumprir um prestigiante convite (a apresentação da obra e nomeadamente a ligação da mesma a um momento histórico relevante e concreto – as convulsões estudantis nos anos 60 que tiveram um eco muito forte através do "Free Speech Movement" com origem nesta universidade, influenciou o campus da UCLA onde na altura (1964) Jim Morrison e Ray Manzarek eram alunos anónimos de cinema e essa influência rapidamente espalhou-se aos campus norte-americanos e às contestações de rua contra a Guerra do Vietname, reivindicação dos Direitos Civis, etc. 

Rui Pedro Silva na Universidade de Berkeley

A palestra no campus de Berkeley estava agendada para o dia 24 de Abril. Aconteceu em português (a pedido da instituição) e decorreu com grande interesse. Professores e alunos colocaram diversas questões ao autor. No final a Caravana foi apreciada com distinção e passou a figurar no espólio da ilustre instituição. 

«Caravana Doors» na UCLA

«Caravana Doors» nos arquivos da UCLA

No dia 25 de Abril, a Caravana soltou amarras, deixou Berkeley e São Francisco e partiu para o segundo destino de palestras… Los Angeles. Mais concretamente a mítica UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles), onde Jim Morrison e Ray Manzarek se conheceram, onde se licenciaram em cinema e onde Rui Pedro Silva trabalhou como investigador em 2009. O autor/investigador português foi o único investigador residente da UCLA para o estudo internacional das raízes dos Doors e, devido à qualidade do trabalho reconhecido e edificado (grande parte expresso na obra Caravana Doors), a mítica instituição norte-americana voltou a convidá-lo no ano seguinte para apresentar o seu livro You Make me Real (versão inglesa do Contigo Torno-me Real) no edifício mais nobre e emblemático da UCLA, o Royce Hall. 

Este voltar a casa teve um sabor muito especial para o reconhecido autor português. No mesmo dia, 25 de Abril de 1974, Portugal brindava a sua jovem Democracia. Pamela Courson – companheira de Jim Morrison – partia para o «outro lado» e a Caravana Doors estava oficialmente a chegar ao campus onde tudo foi investigado e cada página foi escrita. No mesmo dia desenvolveram-se encontros e diversas reuniões em diferentes partes do campus norte e rapidamente estenderam-se aos dias seguintes até 1 de Maio, a data oficial da palestra na UCLA. 

Rui Pedro Silva, foi convidado para fazer uma palestra na ilustre «Charles E. Young Research Library», a maior biblioteca do campus norte da UCLA. Um edifício onde o autor português passou imenso tempo a trabalhar em profundidade nos diferentes departamentos, a investigar o percurso das raízes dos Doors na instituição. Enquanto Portugal gozava do feriado, a Caravana Doors mostrou à UCLA de Jim Morrison e Ray Manzarek, histórias e detalhes únicos daquele mítico campus. A palestra, em inglês, foi seguida com imensa atenção por parte de representantes do staff da UCLA e nomeadamente dos alunos de história. O fascínio pela mostra dos achados foi geral e naturalmente foram colocadas diversas perguntas ao investigador português. No final, o autor foi novamente brindado com uma série de elogios e dos alunos registou comentários, como: «Nestes anos que estou na UCLA nunca tinha assistido a uma palestra tão interessante e sóbria». "Sabia que Jim Morrison esteve na UCLA, mas desconhecia completamente a profundidade da obra dos Doors. A ligação à obra de Rimbaud, Nietzche, William Blake, uauuu. Fiquei muito interessado e vou procurar os álbuns e a poesia. Muito obrigado por esta fabulosa palestra".

Com o Prof. Doutor Teófilo Ruiz e Ms Brown


Ainda sobre a opinião da assistência o reputado Professor Doutor Teófilo Ruiz acrescentou: "Uma apresentação excelente sobre os primeiros passos de Jim Morrison e dos outros Doors na UCLA". "Uma descrição apaixonante sobre a evolução dos Doors e da música que fizeram"."Uma estudante comentou que nunca tinha ouvido falar nos Doors mas que agora vai ouvir a música deles". 

Sobre o livro, o ilustre professor da UCLA adiantou ainda: "Quando o livro for traduzido em inglês, terá uma audiência muito mais alargada aqui e no estrangeiro. Uma estudante comentou de imediato que irá comprar. Os estudantes ficaram também fascinados pela forma metódica como o Rui desenterrou as provas factuais". 

Com esta incursão honrosa da Caravana Doors na UC Berkeley (região de São Francisco) e na UCLA  fica devidamente reconhecido o valor desta obra internacional, única no mundo, nestes dois pólos universitários de enorme reputação mundial. 

O percurso começa aqui...»

Sem comentários:

Enviar um comentário