terça-feira, 12 de julho de 2016

Dito em Voz Alta – Entrevistas sobre literatura, isto é, sobre tudo I Manuel António Pina



Dito em Voz Alta – Entrevistas sobre literatura, isto é, sobre tudo
Manuel António Pina

Organização de Sousa Dias

ISBN: 978-989-8834-27-0

Edição: Junho de 2016

Preço: 14,15 euros | PVP: 15 euros
Formato: 14,5 x 20,5 cm [brochado]
Número de páginas: 224


A literatura nunca deixou de ser, na minha escrita, possível, mas a palavra literária (a palavra poética ter-se-á esgotado excessivamente a convocar o ser e o mundo (a ser ser e mundo) e terá, a certa altura, caído em si, percebendo que talvez se tivesse negligenciado como instância, também, e mais modestamente, de nomeação do ser e do mundo, e experimentando então «saudades da prosa». Mas tenho, de facto, consciência de que, desde Cuidados Intensivos (ou, talvez antes, desde Farewell Happy Fields), existe na minha escrita uma espécie de reconciliação com a literatura (com a poesia), que passa tanto pela aceitação dos seus processos como da sua memória.
Um dos últimos poemas que escrevi fala das «minhas últimas palavras», aquelas que, «por cansaço, por inércia, por acaso», foram ficando, e com quem, agora, «como velhos amantes sem desejo» desfio memórias. [Manuel António Pina]

Manuel António Pina [1943, Sabugal-2012, Porto] formado em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1971, exerceu inicialmente a advocacia e foi jornalista e cronista no Jornal de Notícias até ao seu falecimento. Autor de textos para a infância e juventude e de uma obra poética das mais originais da sua geração, recebeu inúmeros prémios, entre os quais podemos destacar o Prémio Literário da Casa da Imprensa, em 1978; o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens e a Menção do Júri do Prémio Europeu Pier Paolo Vergerio da Universidade de Pádua, em 1988; o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava e o Grande Prémio de Poesia da APE/CTT, em 2005; e o Prémio Camões, em 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário