segunda-feira, 27 de março de 2017

Desordem Vertical I Pedro Casqueiro


Desordem Vertical

ISBN: 978-989-8834-63-8

Edição: Março de 2017
Preço: 12,26 euros | PVP: 13 euros
Formato: 14,5x20,5 cm [brochado]
Número de páginas: 80


[Em colaboração com a Galeria Ala da Frente]



Livro publicado por ocasião da exposição Pedro Casqueiro – Desordem Vertical, com curadoria de António Gonçalves, realizada na Galeria Ala da Frente, em Vila Nova de Famalicão, de 4 de Março a 27 de Maio de 2017.

O que torna a obra de Pedro Casqueiro um exemplo excepcional de vitalidade é a sua capacidade de sabotar, desviar e subverter tudo o que seriam as expectativas habituais, os efeitos previsíveis, o espectáculo gratuito ou as seduções superficiais inerentes aos materiais com que trabalha. O processo de despistagem da vulgaridade é obtido através da procura sistemática do acontecimento mínimo — a inversão de uma regra de contiguidade cromática, uma linha oblíqua, uma sobreposição desfocada — mais susceptível de produzir a perplexidade máxima. Ou seja, a regra do equilíbrio mais difícil: aquele que se experimenta sensivelmente como irresistível e incorrigível desacerto, apaixonante contrabando do ritmo perfeito. [Alexandre Melo in Pedro Casqueiro, Assírio & Alvim, 2002]

Pedro Casqueiro nasceu em Lisboa, em 1959. Frequentou a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, tendo-lhe sido atribuído o Prémio Revelação de Desenho na II Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira (1980). Vive e trabalha em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário