segunda-feira, 27 de março de 2017

Void* – Volume I Júlio Pomar e Julião Sarmento


Void* – Volume I

Textos de Sara Antónia Matos, Alexandre Melo, Pedro Faro

ISBN: 978-989-8834-57-7 

Edição português-inglês

Edição: Março de 2017
Preço: 14,15 euros | PVP: 15 euros
Formato: 17x21 cm [brochado]
Número de páginas: 136


[Em colaboração com o Atelier-Museu Júlio Pomar]


Catálogo publicado por ocasião da exposição Void*: Júlio Pomar & Julião Sarmento no Atelier-Museu Júlio Pomar, de 28 de Outubro de 2016 a 12 de Março de 2017.

A exposição Void*: Júlio Pomar & Julião Sarmento é pensada, desde a sua génese, como uma intervenção específica no espaço do Atelier-Museu, onde Júlio Pomar e Julião Sarmento, através de pinturas e desenhos, exploram o conceito de void – termo inglês que pode ser entendido como um espaço vazio ou esvaziado; algo que desaparece no espaço; que é vivido como perda ou privação; uma lacuna ou abertura.
Dada a pluralidade de sentidos que o conceito admite, poderia dizer-se que a exposição Void* materializa – paradoxalmente – um vácuo centrífugo, procurando subtrair o espectador das habituais associações com que geralmente é defrontado numa exposição, inserindo-o antes numa formulação ambígua, necessária à concretização do facto estético.
[…] Julião Sarmento mostra uma série de obras sobre tela e sobre papel – registos ou inscrições do trabalho no seu atelier –, com variadas referências literárias, sem qualquer figuração. Júlio Pomar mostra uma série de obras, pinturas e desenhos, realizadas, sobretudo, na década de 1960, por exemplo pinturas sobre o metro de Paris, lutas de corpos, entre outras obras mais e menos abstractas, desenhos do natural, ilustrações para livros e projectos para pinturas – obras que, na exposição, se valorizaram pelas suas componentes e intensidades formais ou compositivas. [Pedro Faro]

Sem comentários:

Enviar um comentário