terça-feira, 2 de maio de 2017

A Costa de Falesá I Robert Louis Stevenson



A Costa de Falesá


Tradução e apresentação de Aníbal Fernandes


ISBN: 978-989-8833-16-7

Edição: Março de 2017

Preço: 13,21 euros | PVP: 14 euros
Formato: 14,5x20,5 cm [brochado, com badanas]
Número de páginas: 144




Uma história que me trespassou
como uma bala,
num momento de pânico
quando me senti sozinho nesta selva mágica.



Logo aos primeiros contactos com a realidade dos Mares do Sul, Robert Louis Stevenson pressentiu que ia escrever uma obra que os teria por cenário e se destacaria de todas as vozes até então surgidas na literatura com a mesma inspiração. Uma sua carta do final de 1889 refere-se a este projecto: Tenho agora na mente o desenho do meu livro. Se eu conseguir chegar até ao seu fim, poucas obras haverá no mundo com tão grande ambição. 
[Aníbal Fernandes]


«Falesá bem podia ser o Fiddler’s Green, se tal lugar existir, levando-nos a maior das razões a lamentar se isso não acontecer! Era bom pisar a erva, levantar os olhos para as montanhas verdes, ver os homens com as suas grinaldas verdes e as mulheres com as suas roupas de intensos vermelhos e azuis. Caminhámos ambos com prazer debaixo do sol forte e à sombra fresca; e todas as crianças do lugar corriam atrás de nós com cabeças rapadas e corpos morenos, soltando na nossa esteira uma espécie de gritos leves, parecidos com os de pequenos frangos.
– A propósito – disse Case – temos de arranjar-lhe uma mulher.
– Pois sim – disse eu. – Já nem disso me lembrava.»
[Robert Louis Stevenson, A Costa de Falesá]


Robert Louis Stevenson (Edimburgo, 1850-Vailima, Ilhas Samoa, 1894) foi poeta, ensaísta e romancista; autor, entre outros livros célebres, de O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde e de A Ilha do Tesouro.


Sem comentários:

Enviar um comentário