quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Antropologia do Espaço I Filomena Silvano


Antropologia do Espaço
Filomena Silvano

ISBN: 978-989-8834-84-3

Edição: Outubro 2017
Preço: 11,32 euros | PVP: 12 euros
Formato: 14,5 x 20,5 cm (brochado, com badanas)
Número de páginas: 128



Concebido como um guia para um possível percurso de leitura.


Ce petit livre permet de comprendre la naissance et les enjeux de l’anthropologie de l’espace et il vise à donner aux étudiants lusophones l’envie de s’y engager.
[Maurice Blanc]

Antropologia do Espaço, de Filomena Silvano, é um livro com vocação marcadamente didáctica, mas que constitui uma notável síntese (deveríamos dizer um mapa?) de uma disciplina (a antropologia) que tem vindo a ganhar (pelos motivos que Jameson enunciava) uma importância crescente na cultura contemporânea.
[…]
Filomena Silvano percorre as etapas fundamentais de uma autonomização teórica da noção de espaço e de uma fundação sistemática da ideia de antropologia do espaço: passamos aqui pelo fascinante contributo de Henri Lefebvre.
[Eduardo Prado Coelho]

Percorrendo a definição de espaço como conceito, método e etnografia, a obra vai atravessando o património legado pelos autores nesse domínio, dos clássicos aos contemporâneos, de campos diversos – filosofia, geografia, sociologia, literatura – e que vão configurando a disciplina da antropologia do espaço.
Síntese de uma disciplina afirmativa no pensamento científico – a antropologia do espaço – a obra desenvolve-se em três partes fundamentais, que atravessam períodos históricos e de reflexão sobre o espaço, numa perspectiva de desenvolvimento cronológico e de configuração da disciplina.
[Dulce Moura]

Toda esta viagem que documenta as etapas de construção teórica da Antropologia do Espaço, a sua autonomização como campo disciplinar, bem como os seus contributos mais recentes, constitui um excelente exemplo de divulgação científica e pedagógica de um tema crucial, quer para as Ciências Sociais quer para a Arquitectura.

Porque alertam para a complexidade das dimensões sociais, simbólicas e identitárias do espaço, as questões despertadas pelas várias abordagens apresentadas por Filomena Silvano são, então, essenciais para lidar com os desafios que o mundo contemporâneo apresenta à prática e ao pensamento arquitectónicos.
[Manuel Teles Grilo]

Concebido como um guia para um possível percurso de leitura, este pequeno livro foi organizado de forma a tentar responder a três objectivos: primeiro, transmitir aos leitores a informação teórica e etnográfica que constitui o património mais clássico da Antropologia do Espaço; segundo, pô-los em contacto com obras que foram fundamentais para a afirmação académica do referido campo disciplinar; e, terceiro, enunciar algumas das propostas que se mostraram mais eficazes na abordagem dos espaços contemporâneos.
[Filomena Silvano]

Filomena Silvano é Antropóloga, Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa e membro do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia. No seu trabalho relaciona as questões das identidades colectivas e individuais com o estudo do espaço, do habitat, da cultura material e da cultura expressiva. Integrou várias equipas de investigação. Colaborou com o cineasta João Pedro Rodrigues em três documentários. É autora dos livros Territórios da Identidade e Antropologia do Espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário